web analytics
Mais

    Cineasta e ativista cultural Cândido Fonseca morre aos 71 anos em Campo Grande

    Morreu nesta quarta-feira (23), em Campo Grande, aos 71 anos, o cineasta, jornalista e teatrólogo Cândido Alberto da Fonseca, um dos principais nomes da cultura sul-mato-grossense. Ele estava internado no Hospital do Coração e, segundo apuração, enfrentava complicações clínicas após uma cirurgia, que resultaram em seu entubamento. A informação foi confirmada por sua irmã, Márcia Fonseca.

    Nascido em Campo Grande, Cândido construiu em Mato Grosso do Sul uma trajetória marcada pelo pioneirismo no audiovisual e pelo compromisso com a valorização das manifestações culturais regionais. Dirigiu documentários como Conceição dos Bugres (1980), considerado um marco do cinema local, e O Caçador de Onças, que teve apoio do produtor Bill Footman, conhecido por seu trabalho com Michael Jackson.

    Com formação em jornalismo pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, Cândido também estudou Ciências Políticas em Moscou. Nos anos 1980, foi diretor executivo da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), onde impulsionou políticas públicas culturais e fomentou o cenário artístico local.

    Servidor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Cândido foi ainda fundador da Sociedade dos Povos Indígenas Brasil, atuando na defesa dos direitos das comunidades indígenas. Também idealizou o projeto Prata da Casa, revelando talentos como Almir Sater e Guilherme Rondon.

    A Fundação de Cultura de MS, o Fórum de Cultura de Campo Grande e artistas como a cineasta Marinete Pinheiro lamentaram a perda e destacaram a importância de seu trabalho como militante cultural. “Mais do que um artista, foi um militante aguerrido, cuja sensibilidade e coragem inspiraram gerações”, afirmou a FCMS em nota. O velório ainda não teve detalhes divulgados até o momento.

    Últimas notícias

    spot_imgspot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Notícias relacionadas

    spot_imgspot_img