web analytics
More

    Com calorzão de até 40° MS deve ter nova onda de calor

    Uma nova onda de calor está prestes a atingir diversas regiões do Brasil, com previsão de temperaturas próximas aos 40°C a partir da quinta-feira (14)

    Com calor de até 40°, MS deve ter nova onda de calor essa semana. Foto: Marcos Maluf – Campo Grande News

    Os estados afetados incluem Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, sul do Mato Grosso, norte de São Paulo, grande parte de Minas Gerais, sul do Tocantins e oeste da Bahia.

    Esta será a quinta onda de calor consecutiva no país, marcando uma tendência que já se manifestou em agosto, setembro, outubro e novembro. A persistência do fenômeno se estenderá de 14 a 20 de dezembro, praticamente coincidindo com a chegada oficial do verão em 22 de dezembro.

    Embora a previsão indique calor acima da média para o fim da semana, até o momento, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não emitiu alertas em relação às altas temperaturas. Em eventos anteriores, os avisos do Inmet confirmaram a dimensão e intensidade do fenômeno.

    A formação de uma onda de calor é um processo gradual. Sem a interferência de eventos climáticos, como a passagem de uma frente fria, o calor intenso ganha força, elevando as temperaturas a níveis extremos.

    Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, explica: “A formação da onda de calor é um processo. Ela se forma aos poucos e, se nenhum outro evento faz baixar a temperatura, como uma frente fria, o calor intenso ganha força e chegamos a esses níveis.”

    A previsão aponta que a onda de calor afetará sete estados e o Distrito Federal, atingindo as máximas mais altas no Centro-Oeste do país, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Embora a estimativa ainda não contemple todo o território, cidades como Corumbá (MS) e São Romão (MT) devem superar os 40°C.

    Em relação às demais regiões do país, espera-se um aumento nas temperaturas ao longo da semana, mas não na intensidade observada durante as ondas de calor anteriores. Em novembro, o Rio de Janeiro registrou 42,5°C, e São Paulo atingiu 37,7°C, estabelecendo recordes históricos de temperatura. Segundo o Climatempo, tais extremos não devem se repetir durante o período previsto.

    Redação
    Redação
    Fato67, você por dentro de tudo.

    Últimas notícias

    spot_imgspot_img

    Notícias relacionadas

    spot_imgspot_img