web analytics
More

    Federação de Bandas e Fanfarras de MS celebra 23 anos com conquistas e projeções para o futuro

    No dia 16 de setembro, a Federação de Bandas e Fanfarras do Estado de Mato Grosso do Sul (FEBAFAMS-MS) celebrou 23 anos de sua fundação, marcando uma trajetória de desafios e conquistas

    Federação de Bandas e Fanfarras de MS celebra 23 anos com conquistas e projeções para o futuro

    Com os bons tempos de volta o presidente da entidade, Maestro Fabio Costa, deu entrevista exclusiva ao jornal Fato67 e fez um balanço sobre o passado, presente e os planos futuros da instituição.

    Indagamos o Presidente sobre o momento atual da gestão, como que está o segmento de bandas e fanfarras no MS e que contasse um pouco da história da Federação.

    Presidente, Maestro Fabio Costa: 

    “Primeiramente, agradecer ao Jornal Fato67, pelo prestigio. Acostumei a dizer que a federação tem duas datas comemorativas de aniversário, a primeira data é da fundação em 16 de setembro de 2001, na cidade de Glória de Dourados e a segunda trata se do início da reconstrução em 14 de agosto de 2021, na cidade de Campo Grande. Tivemos três períodos nesses 23 anos de criação da Federação, o primeiro que durou de 2001 ao início de 2009, sendo que nesse período tivemos algumas conquistas e realizações interessantes que ajudou o segmento, já o segundo período que foi de 2009 até 13 de agosto de 2021, esse foi o período da destruição total da federação, grupos despreparados e manipulados, assumiram a direção cominando em um total desastre junto ao segmento ao ponto de ficarmos com o período de mais de 10 anos sem qualquer atividade de nível que representasse o segmento, período esse que questões pessoais de gestores destruíram a moral, a credibilidade e a visibilidade de maestros, coreógrafos e corporações musicais de nosso estado, poucas corporações conseguiram se manter em atividades ao longo desse período.

    O terceiro período, iniciado em 14 de agosto de 2021, dias de hoje, conseguimos com trabalhos corajosos reconstruir nossa federação do zero, no início de nosso mandato recebemos uma pequena porção de documentos velhos e amassados, sem qualquer valor, não havia nem local de administração e muito menos organização, pegamos com a tranquilidade que tiamos e temos o conhecimento de causa, sabíamos do que o segmento precisava e assim nos colocamos ao trabalho que hoje comemoramos com a maior felicidade, o segmento de bandas e fanfarras do estado de Mato Grosso do Sul, foi resgatado, troucemos a credibilidade que havia se perdido, conquistamos a moral junto aos poderes públicos de nosso estado, trouxemos a visibilidade e que é de direito dos profissionais envolvidos na construção de uma corporação musical, resgatamos todos os eventos: Congressos, Workshops, Solenidades, Circuitos, Campeonatos e agora o lançamento do Concurso Brasileiro de Bandas e Fanfarras de Campo Grande e do primeiro Centro de Capacitações para Maestros, Coreógrafos e Integrantes de Bandas e Fanfarras que está sediado na cidade de Glória de Dourados, Centro este que sem dúvida alguma será um marco a nível brasileiro”

    Fato67: Presidente, quais foram suas maiores conquistas nesse 3º Período em que o Sr. cita?

    Presidente, Maestro Fabio Costa: 

    “Tivemos várias e várias conquistas nesse período através de muito trabalho, mais as maiores conquistas são a credibilidade junto ao poder público e aqui posso citar algumas: Parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através do nosso Governador Eduardo Ridel; Parceria com a Secretaria de Estado de Turismos, Esporte e Cultura, através do nosso Secretário Prof. Marcelo Miranda; Parceria com a Fundação de Cultura do MS, através do Diretor Presidente, Eduardo Mendes; Parceria com a Prefeitura Municipal de Glória de Dourados, através do Prefeito Aristeu Pereira Nantes. Apoio de várias Prefeituras de nosso estado em realizações de eventos, onde podemos destacar: Glória de Dourados, Camapuã e Rochedo, sendo estas que desde o início nos apoiando sem qualquer restrição.

    Apoio de diversos Secretários Municipais de Educação e Cultura na busca dos recursos, podemos destacar nossa Secretária de Educação de Camapuã, Prof.ª. Selma Ramires e o Secretário de Educação de Rochedo, Prof. Marcos Larreia, sempre nos apoiaram nos momentos difíceis; Parceria com o Núcleo de Arte e Cultura – NUAC, da Secretaria de Estado de Educação, através do Prof. Dr. Fabio Germano; Retorno ao cenário Brasileiro de Bandas e Fanfarras através da Liga Brasileira de Bandas e Fanfarras – LBF; A presença em nosso quadro de filiados das melhores corporações de nosso estado entre outras tantas conquistas.”

    Fato67: Qual é o planejamento que resta para esse ano de 2024?

    Presidente, Maestro Fabio Costa: 

    “Ainda nesse ano de 2024, realizaremos mais duas etapas do Circuito Sul-Mato-Grossense de Bandas e Fanfarras, sendo em outubro na cidade de Jateí e novembro na cidade de Rochedo. Realizaremos evento teste da criação da nova categoria que fará parte do Campeonato 2025, que se trata da Categoria de Orquestra Livre, evento este que realizaremos no início de dezembro em Campo Grande.

    Realizaremos a inauguração do 1º Centro de Capacitações para Maestros, Coreógrafos e Integrantes no mês de novembro e que levará o nome de CECAP “Maestro Jehú Vieira Serrado”, homenagem saudosa ao grande maestro que destacou o Mato Grosso do Sul a nível brasileiro.

    Realizaremos a 3ª Edição da Solenidade dos Amigos das Bandas e Dia do Músico no mês de novembro em Campo Grande.

    Realizaremos o Concurso Brasileiro de Bandas e Fanfarras de Campo Grande em novembro e por fim em dezembro realizaremos a festa federação dedicada aos profissionais, festa está que já está se tornando tradição no final de cada ano de trabalho.”

    Fato67: Qual é o planejamento para 2025?

    Presidente, Maestro Fabio Costa: 

    “Para o ano de 2025, o que podemos dizer por enquanto, que novas cidades receberão eventos podendo destacar duas: Dourados e Corumbá, outras e as demais atividades de 2025 serão divulgadas em fevereiro no lançamento do calendário anual de eventos da Federação em nossa sede em Campo Grande. Fica aqui meus agradecimentos aos colaboradores, amigos, maestros, coreógrafos e dirigentes de bandas e fanfarras do MS, que não mediram esforços para que este segmento voltasse com tanta galhardia, sem medo, sem preconceitos e pré-conceitos, sem ditadura, buscando sempre junto a nós melhores salários, melhores instrumentos, melhores logísticas para que seus trabalhos possam ser cada vez mais brilhantes e respeitados por todos.”


    Redação
    Redação
    Fato67, você por dentro de tudo.

    Últimas notícias

    spot_imgspot_img

    Notícias relacionadas

    spot_imgspot_img