Inmet emite quatro alertas para o Estado: duas tempestades e dois avisos de queda acentuada nas temperaturas. Previsão aponta possibilidade de recorde de frio em 2025.
Os moradores de Mato Grosso do Sul devem se preparar para dias de chuvas intensas e uma forte onda de frio. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), quatro alertas meteorológicos estão vigentes no Estado a partir desta terça-feira (27), sendo dois relacionados a tempestades e dois à queda brusca nas temperaturas.
De acordo com a previsão, as chuvas atingem praticamente todo o território sul-mato-grossense entre terça (27) e quarta-feira (28). O primeiro alerta de tempestade está classificado com grau de perigo, com possibilidade de acumulados de até 100 mm/dia, ventos intensos e queda de granizo. Esse aviso atinge a região centro-oeste do Estado, abrangendo cidades como Campo Grande, Dourados, Corumbá e áreas fronteiriças e pantaneiras. A validade do alerta vai das 10h de terça até as 10h de quarta.
Um segundo alerta, de menor intensidade, entra em vigor às 18h de terça (27) e segue até o meio-dia de quarta (28), afetando a região do extremo leste de MS. Neste caso, há previsão de chuvas de até 50 mm/dia, ventos fortes e granizo em áreas isoladas.
Frio intenso e possibilidade de geada
A partir de quarta-feira (28), os termômetros começam a despencar no Estado. Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), há possibilidade de ocorrer o fenômeno chamado de mínima invertida, quando as temperaturas ao entardecer são mais baixas que pela manhã.
Na madrugada de quinta-feira (29), o frio ganha força e há risco de geada em várias regiões. As temperaturas mínimas devem ficar abaixo dos 10°C, e as máximas não devem ultrapassar os 20°C. Em alguns pontos, especialmente nas áreas mais frias, os termômetros podem chegar a próximos de 0°C.
O Inmet emitiu dois alertas de perigo para declínio de temperatura. O primeiro começa à meia-noite do dia 28 de maio, com expectativa de queda superior a 5°C. O segundo tem início na madrugada de quinta-feira (29), afetando especialmente o extremo leste de Mato Grosso do Sul.
A frente fria que se aproxima é, até o momento, a mais intensa do ano de 2025, e pode trazer recordes de temperatura mínima no Estado.