web analytics
More

    Inmet aumenta alerta de calor para “vermelho” para MS e outros oito estados

    Aviso do órgão foi ajustado para vermelho (grande perigo) em parte de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Minas Gerais, Pará, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro

    Inmet aumenta alerta de calor para “vermelho” para MS e outros oito estados (Foto: Marcos Maluf – Campo Grande News)

    Nos próximos dias, Mato Grosso do Sul pode ter uma intensa onda de calor, com temperaturas máximas previstas para atingir 43°C, de acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec). O motivo para esse calor extremo é uma combinação de fatores atmosféricos, com destaque para um bloqueio atmosférico e o fenômeno El Niño, que se manifesta pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico Equatorial.

    Esse bloqueio atmosférico, em conjunto com o El Niño, está colocando Mato Grosso do Sul à beira de registrar as temperaturas mais altas do ano até o momento. No último dia 17 de setembro de 2023, a região Norte do estado já sentiu o calor escaldante, com Pedro Gomes alcançando a marca de 40,7°C. Na mesma data, Água Clara e Porto Murtinho também se destacaram, registrando respectivamente 40,6°C e 40,3°C.

    Além das altas temperaturas, a previsão é que a umidade relativa do ar também esteja em níveis preocupantes, variando entre apenas 10% e 20%. Essa condição climática adversa deve se concentrar, especialmente, nas regiões Pantaneira, Sudoeste e Norte do Estado. A população deve se manter alerta e adotar medidas de precaução para enfrentar esse período de calor intenso e baixa umidade do ar.

    Entre as recomendações para lidar com a onda de calor em Mato Grosso do Sul, está a de beber bastante líquido e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia.

    Redação
    Redação
    Fato67, você por dentro de tudo.

    Últimas notícias

    spot_imgspot_img

    Notícias relacionadas

    spot_imgspot_img