O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou neste domingo (27) dois alertas de chuvas intensas para o estado de Mato Grosso do Sul. Segundo o órgão, há previsão de precipitação entre 50 a 100 milímetros por dia e ventos que podem atingir até 100 km/h.
O alerta de nível laranja, que indica perigo, abrange 40 municípios das regiões Sul e Leste do Estado. Nessas áreas, a previsão é de chuvas volumosas, variando entre 30 a 60 milímetros por hora, o que aumenta o risco de alagamentos, cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores e descargas elétricas.
As cidades sob alerta laranja incluem Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Caarapó, Campo Grande, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquirai, Ivinhema, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.
Além do alerta laranja, todo o Estado também está sob um alerta amarelo, que aponta para perigo potencial. Neste caso, a previsão indica chuvas de até 50 milímetros por dia, com rajadas de vento podendo chegar a 60 km/h.
O Inmet orienta a população a redobrar a atenção durante o período de instabilidade. Em caso de rajadas de vento, recomenda-se evitar abrigo sob árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.