A tão aguardada rede 5G, que promete uma experiência de internet mais rápida e estável, não é mais exclusividade da capital sul-mato-grossense
Desde setembro de 2022, quando as primeiras antenas foram instaladas em Campo Grande, a tecnologia vem conquistando espaço no interior do estado. Com a ampliação da infraestrutura e a exigência das operadoras em atender metas específicas, o 5G já está operacional em oito municípios de Mato Grosso do Sul.
De acordo com o Mapa de Antenas da Conexis, o estado conta atualmente com 204 antenas 5G, sendo 176 na capital e 28 distribuídas entre as cidades de Ribas do Rio Pardo, Bonito, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Aquidauana, Paranaíba e Ponta Porã . Estes municípios agora desfrutam de pelo menos um ponto de conectividade com uma tecnologia inovadora.
Dourados, a segunda maior cidade do estado, localizada a 229 km da capital, desponta como líder no interior, contando com 12 pontos de antenas, especialmente concentrados nas regiões central e oeste da cidade. Três Lagoas, a 326 km de Campo Grande, e Paranaíba, a 407 km da capital, também figuram no ranking das cidades com múltiplos pontos de conexão, com nove e dois pontos, respectivamente. As cidades demais do interior atualmente possuem pelo menos uma antena.
Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), as operadoras têm a obrigação de estender a cobertura 5G para todos os 5.570 municípios brasileiros até 31 de dezembro de 2029.
Compatibilidade de dispositivos: Quais celulares aceitam 5G?
Para usufruir da internet 5G, é essencial que o usuário possua um dispositivo compatível com essa tecnologia. A Anatel mantém uma lista de smartphones certificados e homologados para operar com 5G, totalizando 155 modelos no mercado brasileiro. A liderança fica por conta da Samsung, com 44 modelos, seguida pela Motorola (28), Xiaomi (23), Apple (17) e outras marcas de celulares.