Mato Grosso do Sul está sob dois alertas climatológicos nesta quinta-feira (13), com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitindo um novo aviso sobre a baixa umidade relativa do ar e uma onda de calor
A previsão não indica chuvas nos próximos dias, aumentando a preocupação com as condições meteorológicas adversas.
O alerta de baixa umidade, válido até às 19h de hoje, destaca os riscos associados à umidade relativa entre 20% e 30%. A falta de chuva e a baixa umidade aumentam o perigo de incêndios florestais, especialmente com as altas temperaturas atuais. Paralelamente, o Estado está sob um aviso de onda de calor, inicialmente classificado como perigo potencial (amarelo) e agora elevado a risco à saúde (laranja). Este alerta é acionado quando as temperaturas superam a média em 5°C por um período de 3 a 5 dias e deve durar até às 23h59 de sexta-feira (14).
Clima de Deserto
Na quarta-feira (12), Porto Murtinho registrou a terceira menor umidade relativa do ar do Brasil, com apenas 15%, ficando atrás de Barretos (SP) com 14% e João Pinheiro (MG) com 15%. Amambai, outro município de Mato Grosso do Sul, ficou na décima posição com 20%. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda uma umidade relativa do ar de pelo menos 60%.
Cuidados Recomendados
Durante este período de condições extremas, os moradores devem adotar algumas medidas para mitigar os impactos, como:
- Beber bastante líquido.
- Evitar desgaste físico durante as horas mais secas.
- Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Para mais informações, a Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.