O estado de Mato Grosso do Sul se destacou no cenário nacional ao apresentar o maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio em 2023, segundo o mais recente levantamento da Resenha Regional do Banco do Brasil
Com um impressionante crescimento de 32%, o PIB do agronegócio sul-mato-grossense superou o desempenho de outros estados que também registraram avanços significativos no setor, como Tocantins (25,6%), Mato Grosso (23,5%) e Paraná (22,9%).
Esse crescimento expressivo posicionou Mato Grosso do Sul como um dos líderes nacionais na produção agropecuária, contribuindo com 7,6% da agropecuária total do país. Entre os produtos que mais se destacaram nesse cenário estão o milho, com uma participação de 12,3%, seguido pela soja, com 7,2%, e o algodão, com 1,8%.
Além do setor agrícola, o desenvolvimento econômico do estado se estendeu a outras áreas. No setor industrial, Mato Grosso do Sul registrou um avanço de 1,1%, enquanto no setor de serviços, o crescimento foi ainda mais expressivo, atingindo 4,3%. Somando todos os setores, o crescimento total do estado foi de 8,4% no PIB em 2023, de acordo com o relatório do Banco do Brasil.