Os sul-mato-grossenses que enfrentaram uma longa temporada de calor já podem se preparar para o primeiro frio do ano. A chegada de uma intensa massa de ar frio ao Estado promete derrubar as temperaturas a partir desta semana, segundo previsões meteorológicas.
De acordo com os meteorologistas, o frio será mais intenso na sexta-feira (4), quando as mínimas devem atingir 13ºC em cidades do extremo sul do Estado, como Sete Quedas, Paranhos, Aral Moreira e Coronel Sapucaia. Em Ponta Porã, município localizado na fronteira com o Paraguai, os termômetros devem marcar 14ºC.
Além das baixas temperaturas na madrugada e pela manhã, as máximas também serão mais amenas. No sábado (5), essa região do Estado não deve registrar temperaturas superiores a 22ºC. Com o avanço da massa de ar frio, as temperaturas voltam a subir gradativamente, mas permanecem abaixo da média dos últimos dias, com máximas em torno de 25ºC.
Capital com clima fresco
Na capital, Campo Grande, a mudança climática será mais branda. A previsão indica que no sábado (5) as temperaturas oscilarão entre 18ºC e 27ºC, proporcionando um clima mais agradável para os moradores.
A chegada do frio ocorre devido à aproximação da primeira grande massa de ar frio do outono, que já causou uma significativa queda nas temperaturas na Argentina. Modelos meteorológicos da Metsul apontam que essa massa se deslocará para o Brasil nos próximos dias, influenciando principalmente as regiões Centro-Sul do país.