O xadrez é um jogo que estimula o raciocínio, a estratégia e a concentração, e agora está disponível gratuitamente para os moradores de Campo Grande graças ao projeto “Xadrez na Árvore”, idealizado por Caio Modena Chama, de apenas 11 anos, e seu pai Rahyran Chama
A iniciativa, que está em sua terceira edição, acontece todos os segundos domingos do mês na Feira da Praça Bolívia. A ideia surgiu da vontade de Caio e Rahyran de promover a prática do xadrez e incentivar pessoas de todas as idades a conhecerem e apreciarem esse jogo milenar.
“Conversamos com os organizadores da feira sobre a ideia de montar alguns tabuleiros embaixo de uma árvore que fica atrás do palco, e a proposta foi muito bem aceita por todos”, comenta Rahyran Chama.
Caio, que compartilha o entusiasmo pelo xadrez, revela: “Gosto muito de jogar xadrez e tenho muito prazer em ensinar as pessoas”. Ele aproveita para interagir com os participantes da Feira da Praça Bolívia enquanto desfruta de um suco de laranja.
O projeto recebeu várias doações de tabuleiros de xadrez por meio das redes sociais e hoje conta com uma estrutura bastante satisfatória para os amantes do jogo. “Meu pai me leva em várias feiras culturais, mas nunca encontrávamos ninguém jogando xadrez. Foi então que tivemos a ideia de criar nosso próprio projeto”, conta Caio, orgulhoso do público participante.
O “Xadrez na Árvore” é aberto a todos, independentemente do nível de habilidade. Se você é um enxadrista profissional ou apenas um curioso que quer aprender, o projeto é para você. E se não sabe jogar, não tem problema, eles ensinam!
Serviço:
• Projeto Xadrez na Árvore
• Todo segundo domingo do mês na Praça Bolívia
• Das 9h às 13h
• Gratuito
Para mais informações, siga-os no Instagram: @xadreznaarvore.