m meio ao aumento dos casos de doenças respiratórias em Campo Grande, a campanha de vacinação contra a gripe mobilizou milhares de moradores no fim de semana. No sábado (10), considerado o “Dia D” da mobilização, 5.117 pessoas foram imunizadas em 16 pontos da cidade, segundo balanço parcial divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
A ação continuou neste domingo (11), com destaque para o drive-thru montado no Parque Ayrton Senna, no conjunto Aero Rancho. Das mil doses disponíveis no local, ao menos 600 já haviam sido aplicadas até às 14h30, conforme informou a enfermeira Denise Pedrosa, da Sesau. A expectativa era de que a meta fosse alcançada até o encerramento da vacinação, às 17h.
A estratégia envolveu Unidades de Saúde da Família (USFs), que aplicaram 1.378 doses no sábado, além de dois pontos de vacinação drive-thru. No Parque Ayrton Senna, foram aplicadas 1.739 doses, e no Corpo de Bombeiros Militar, localizado na região central e com apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), mais 2 mil pessoas foram vacinadas.
A intensificação da vacinação ocorre em um momento em que a capital sul-mato-grossense enfrenta um surto de doenças respiratórias, muitas com origem viral relacionada à gripe. Os sintomas mais comuns da influenza incluem febre, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, além de fadiga. Em casos mais graves, os pacientes podem apresentar falta de ar, respiração acelerada e pressão baixa.
A vacinação continua nos próximos dias nas unidades de saúde da capital. A Sesau reforça o apelo para que a população busque a imunização, considerada uma das principais medidas de prevenção contra complicações da gripe.