Na tarde desta quarta-feira (11), usuários do Brasil relataram dificuldades para acessar e usar as plataformas WhatsApp, Instagram e Facebook, todas pertencentes à Meta. Problemas também foram apontados no Messenger e no WhatsApp Business, ampliando o impacto da falha

Os primeiros relatos de instabilidade surgiram por volta das 14h30. De acordo com o site Downdetector, que monitora interrupções em serviços digitais, mais de 70 mil notificações foram registradas sobre problemas no WhatsApp, sendo 69% relacionados à impossibilidade de enviar mensagens. Outras dificuldades incluem falhas para carregar áudios, imagens e realizar login.
No X (antigo Twitter), usuários compartilharam frustrações e experiências:
- “Meu WhatsApp não carrega áudio, não abre foto, só funciona no web.”
- “WhatsApp parou pra mim aqui, não carrega nada.”
Além do WhatsApp, o Instagram teve mais de 3.400 notificações de problemas e o Facebook ultrapassou 1.300 registros de instabilidade.
A Meta, responsável pelas plataformas até o momento desta publicação não havia se manifestado sobre o que causou a instabilidade ou quando o serviço será normalizado.
Falhas em plataformas da Meta não são inéditas e costumam gerar um grande volume de reclamações devido à popularidade dos serviços. No Brasil, o WhatsApp é amplamente usado não apenas para comunicações pessoais, mas também para atividades comerciais e empresariais, o que amplia os transtornos durante quedas como esta.
Usuários devem continuar monitorando os canais oficiais da empresa para atualizações sobre o status dos serviços.