O Congresso Sul-Mato-Grossense de Maestros, Coreógrafos e Diretores de Bandas e Fanfarras, ocorreu na última sexta-feira (3) e sábado (4), em Campo Grande, realizado pela a Federação de Bandas e Fanfarras do Estado de Mato Grosso do Sul, reuniu Maestros, Coreógrafos, Diretores e diversas autoridades do Estado, dentre eles o Prefeito do município de Glória de Dourados, Aristeu Nantes.
Estiveram presentes nos dois dias de atividades, representantes de 36 municípios do MS.
O Presidente da Federação, Maestro Fabio Costa, destacou a importância do segmento no estado; “Bandas e Fanfarras, antes de serem unidades educadoras e ferramenta socioeducativa, são partes da cultura Sul-Mato-Grossense e cultura tem que ser preservada dentro da sua originalidade e o estado de Mato Grosso do Sul tem essa cultura forte, a federação presente e atuante ajuda na preservação dessa cultura além de alavancar novas corporações musicais pelo o estado”.
O presidente destacou ainda que as atividades da federação para o ano de 2023 terá desde Circuitos em diversas cidades do MS, Capacitações para instrumentistas, linha de frente, corpo coreográfico, bem como o retorno do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Bandas e Fanfarras, que será realizado em duas etapas, sendo nas cidades de Glória de Dourados e Camapuã no mês de setembro, ressaltou ainda que está na fase de finalizações de um grande evento de apresentações de bandas e fanfarras dentro das dependências de um shopping de Campo Grande.
Na abertura do Congresso (3) que ocorreu no auditório do Instituto Histórico e Geográfico, localizado na Capital, os convidados foram agraciados com um pequeno concerto da Banda Amando de Oliveira da Escola Estadual Amando de Oliveira (Campo Grande), sobre a regência do Maestro Waldomiro Siqueira.
Durante a programação do congresso (4), todos os profissionais envolvidos participaram de diversas palestras e uma apresentação saxofonista Geziel Lopes (JoJo), nas dependências do Centro de Música Municipal de Campo Grande.
Palestras ocorridas:
“Como ser um Mestre de Sucesso” – Palestrante: Prof. Mestre Everson Dias Camargo
“Visão do Gestor Público para Bandas e Fanfarras” – Palestrante: Prefeito de Glória de Dourados Aristeu Pereira Nantes “A importância da Cultura Sul-Mato-Grossense de Fanfarras e Bandas” – Palestrante: Prof. Américo Calheiros
“A importância da Linha de Frente e Corpo Coreográfico” – Palestrante – Coreógrafo Ivan França
“O programa: Arte e Cultura na Escola e a importância das Bandas e Fanfarras na promoção do ensino da música na rede estadual de ensino” – Palestrante – Prof. Dr. Fabio Germano