Ryan Paès de Oliveira nasceu na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em 2001.
Com altas habilidades e superdotação, frequentou dos 11 aos 17 anos o CEAM/AHS (Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação), onde participou de diversas oficinas de arte.
Foi nesse período que Ryan começou a despertar o interesse em se profissionalizar como artista visual.
Aos 18 anos, Ryan ingressou na faculdade de Artes Visuais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), concluindo sua formação aos 22 anos.
Durante sua trajetória acadêmica e artística, Ryan participou de exposições regionais e nacionais, destacando-se como um dos artistas premiados no Prêmio Arara Azul de Artes Visuais em 2020, através da Lei Aldir Blanc.
Junto à licenciatura em Artes Visuais, Ryan produziu suas primeiras pinturas com temática voltada à subjetividade, caminhando por cosmovisões, explora a transição da carne ao espírito, investigando as virtudes invisíveis do ser. Continuando sua pesquisa poética até os dias atuais.
Através de suas obras, Ryan investiga os níveis sensíveis e intuitivos da existência, atravessando ontologias, engaja-se como um artista comprometido com a expressão e a difusão da arte contemporânea sul-mato-grossense.