O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e da Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul), lançou o “MS Agiliza Empresa no Zap”, permitindo que a abertura de empresas seja realizada diretamente pelo WhatsApp.
A novidade foi apresentada durante o 1º Seminário de Registro Empresarial da Jucems, realizado no auditório da OCB-MS nesta semana.
Com essa inovação, empresários, contadores e interessados em abrir uma empresa no estado podem iniciar o processo de registro de um CNPJ de maneira rápida e prática. Basta adicionar o número (67) 3321-2393 no WhatsApp e iniciar o atendimento, facilitando a formalização de empresas de todos os portes.
Segundo o presidente da Jucems, Nivaldo da Rocha, essa medida visa trazer mais eficiência ao ambiente de negócios do estado.
“Estamos oferecendo mais uma opção para simplificar a abertura de empresas em Mato Grosso do Sul, ao mesmo tempo em que capacitamos nossos servidores nas novas práticas e legislações empresariais”, explicou Rocha.
A tecnologia utilizada no “MS Agiliza Empresa no Zap” foi desenvolvida pela Junta Comercial do Ceará e repassada ao Projeto Redesim Conectada, que inclui nove estados em parceria com o Sebrae.
Mato Grosso do Sul é um dos beneficiados, com o objetivo de desburocratizar e agilizar o processo de abertura de empresas sem custos adicionais.
De acordo com o secretário da Semadesc, Jaime Verruck, essa ferramenta é um avanço dentro do conceito de Governo Digital, que busca modernizar os processos de registro empresarial.
“O estado tem sido modelo em várias iniciativas, e a modernização da Jucems é reflexo do investimento público na economia sul-mato-grossense, o que tem gerado um aumento no número de empresas e filiais abertas na região”, afirmou Verruck.
Dados da Jucems revelam que o tempo médio para registro automático de uma empresa no estado é de 1 hora e 44 minutos, e mesmo os registros não automáticos são concluídos em 4 horas e 15 minutos, tornando o processo mais ágil e eficiente.
O seminário que apresentou essa novidade contou com o apoio do Sebrae/MS, OCB/MS, Sicredi, Sindha/MS e Seac.