Eleitores que não fizeram o cadastro biométrico poderão votar normalmente nas eleições deste ano.
Assim como ocorreu nas Eleições de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou que a identificação poderá ser feita por meio de um documento oficial com foto, sem a necessidade de biometria. Essa medida garante o direito ao voto para cerca de 30 milhões de brasileiros que ainda não cadastraram sua biometria, mantendo a acessibilidade do processo eleitoral.
Segundo dados do TSE, o Brasil conta com 155 milhões de eleitores aptos a votar, todos com título regularizado. Em Campo Grande, 646.198 eleitores estão habilitados para participar do pleito, de acordo com a Justiça Eleitoral.
Para votar, os eleitores devem apresentar um dos documentos permitidos para comprovar a identidade, como carteira de identidade, identidade social, passaporte, carteira profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.
O primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 6 de outubro. Em Mato Grosso do Sul, apenas em Campo Grande há possibilidade de segundo turno, que, se necessário, será realizado no dia 27 de outubro, último domingo do mês.