Com as eleições se aproximando, conheça os quatros candidatos a vice-prefeito das chapas que melhor pontuaram nas ultimas pesquisas
Com base na pesquisa do Instituto Ranking divulgada em 1º de agosto, conheça um pouco dos quatro principais candidatos a vice-prefeito nas eleições municipais de Campo Grande. Os vices compõem as chapas, da atual chefe do executivo Adriane Lopes (PP), da ex-superintendente da Sudeco Rose Modesto (União Brasil), do deputado federal Beto Pereira (PSDB) e da deputada federal Camila Jara (PT).
Roberto Oshiro – União Brasil
Roberto Oshiro, advogado tributarista com formação pela Universidade Católica Dom Bosco, é o vice escolhido pela candidata do União Brasil, Rose Modesto. Com uma trajetória marcada por posições de liderança, Oshiro atua como Diretor do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC AICCG) do TJMS e como Diretor da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB). Ele também é membro do Comitê Jurídico da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem de Campo Grande (CBMAE) e exerce a função de Diretor Presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), onde também foi o 1.º Secretário. Descendente de japoneses, Oshiro traz um histórico sólido de contribuição para o setor empresarial e jurídico.
Coronel Neidy – Partido Liberal
Coronel Neidy, filiada ao PL, foi escolhida como vice na chapa do candidato do PSDB, Beto Pereira. Com uma carreira de 27 anos na Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Neidy foi a primeira mulher a assumir o comando-geral da corporação, ainda que de forma temporária. Atualmente, ela ocupa o cargo de subcomandante-geral da PMMS.
Ao longo de sua trajetória, Neidy desempenhou funções importantes em diversas áreas, como Companhia de Trânsito, Policiamento Montado, 1° Batalhão, Comunicação Social e comando da Cavalaria. Além disso, fundou o Centro de Equoterapia da PMMS em 2002. Nas eleições de 2022, foi candidata a deputada federal, ficando como suplente com cerca de 10 mil votos.
Dr Luiz Ovando – Progressistas
Dr. Luiz Ovando, filiado ao Progressistas, foi escolhido pela atual chefe do executivo, Adriane Lopes, como seu vice. Médico e político, Ovando foi eleito deputado federal pelo Mato Grosso do Sul em 2018 e reeleito em 2022.
Dr. Ovando possui uma formação sólida em medicina, com graduação pela UEMT (1970-1975), especialização em Clínica Médica pela UFPR (1977-1979) e residência no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (1977-1979). Ao longo de sua carreira, foi professor de Clínica Médica na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1980-1998) e coordenador do Programa de Residência em Clínica Médica na Santa Casa de Campo Grande (1998-2018).
Além de seu trabalho na medicina, Dr. Ovando é autor de diversas obras públicas. Ele também ocupou posições de liderança na Sociedade Brasileira de Cardiologia Regional-MS, destacando-se como presidente e diretor científico.
Zeca do PT – Partido dos Trabalhadores
A candidata do Partido dos Trabalhadores, Camila Jara, escolheu o ex-governador e político de esquerda Zeca do PT como seu vice. Zeca tem uma longa trajetória no serviço público e na política.
Iniciou sua carreira como bancário no Banco do Brasil em Campo Grande (1973-2009), depois atuou como deputado estadual na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (1990-1998) e governou o estado de 1999 a 2006. Em 2013, foi vereador na Câmara Municipal de Campo Grande. Atualmente, Zeca do PT exerce o cargo de deputado estadual.