Os eleitores têm até o próximo sábado, 5 de outubro, para atualizar o aplicativo e-Título, conforme alerta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A atualização é necessária para evitar problemas no uso do app no dia da votação, já que o procedimento, assim como o primeiro acesso, estará indisponível no domingo, dia 6, quando ocorrem as eleições municipais.
O aplicativo e-Título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, permite a apresentação do título de eleitor digital durante a votação, desde que a conta esteja atualizada e tenha foto.
O TSE informa que muitas contas foram desativadas após atualizações do sistema, sendo necessário que os eleitores façam a reativação do app antes do dia da eleição.
Para reativar ou atualizar o aplicativo, o eleitor deve:
- Acessar a loja de aplicativos (Google Play ou App Store);
- Selecionar a opção “Atualizar”;
- Inserir os dados pessoais e, se disponível, realizar a verificação biométrica.
Prazos e orientações
O TSE lembra que o prazo para realizar a atualização ou o primeiro acesso ao e-Título é até o dia 5 de outubro, véspera da votação do primeiro turno.
Caso haja segundo turno, o prazo final será 26 de outubro. No domingo, dia da eleição, apenas os eleitores que já tiverem completado esses procedimentos conseguirão acessar o app. A partir do dia seguinte às eleições, o acesso será normalizado.
A Justiça Eleitoral também recomenda que os eleitores façam o download ou a atualização do app com antecedência, evitando sobrecargas no sistema nos dias próximos ao pleito.
Funcionalidades do e-Título
O e-Título oferece diversas funcionalidades, além da versão digital do título de eleitor, como:
- Justificativa eleitoral;
- Consulta ao local de votação;
- Emissão do título em PDF;
- Consulta e pagamento de débitos eleitorais via Pix ou boleto;
- Emissão de certidões eleitorais;
- Inscrição para ser mesário voluntário;
- Geração de códigos de autenticação.
Alternativas ao e-Título
Caso o eleitor não tenha foto cadastrada no app ou não tenha baixado o e-Título, é possível votar apresentando um documento oficial com foto, como RG, passaporte, CNH ou carteira de trabalho. A Justiça Eleitoral reforça a importância de confirmar o local e a seção de votação com antecedência, seja anotando as informações ou utilizando o aplicativo.