O número de vereadores eleitos nas eleições municipais de 2024 em Mato Grosso do Sul revelou que os eleitos por partido acompanharam o desempenho da corrida pelas prefeituras
Assim como na eleição para o Executivo, o PSDB consolidou sua posição de liderança também no Legislativo, elegendo 256 vereadores em todo o Estado. O partido, que venceu em 44 prefeituras, reafirma sua força política em nível municipal.
Na segunda colocação, o Progressistas (PP), que conquistou 15 prefeituras, também subiu no número de vereadores eleitos, saltando de 72 para 151, consolidando a senadora Tereza Cristina (PP) como uma das maiores forças politicas do Estado. O Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com 10 prefeituras, ficou em terceiro lugar no ranking de vereadores, garantindo 83 cadeiras nas Câmaras municipais.
O Partido Liberal (PL) ocupou a quarta posição no ranking, elegendo 66 vereadores, além de cinco prefeitos. Curiosamente, o União Brasil, que não elegeu nenhum prefeito, ficou em quinto lugar na lista de vereadores, com 60 eleitos, mostrando força no Legislativo mesmo sem representação no Executivo. Já o PSD, que elegeu três prefeitos, aparece na sexta posição entre os partidos com maior número de vereadores, somando 57.
Outros partidos de destaque foram o Republicanos, com 51 vereadores, seguido por Podemos (42), Partido dos Trabalhadores (37) e PSB (21).
Cenário na Capital
Em Campo Grande, o PSDB também dominou o Legislativo municipal, elegendo a maior bancada, com cinco vereadores. O PP ficou logo atrás, com quatro cadeiras, seguido por União Brasil, PL e PT, com três cada. O MDB, Avante, Podemos e Republicanos elegeram dois vereadores cada. Já PSB, PDT e PSD conseguiram uma cadeira cada na Câmara Municipal da capital sul-mato-grossense.
Ranking dos partidos com mais vereadores em MS:
- PSDB – 256
- PP – 151
- MDB – 83
- PL – 66
- União Brasil – 60
- PSD – 57
- Republicanos – 51
- Podemos – 42
- PT – 37
- PSB – 21