No cenário político de Campo Grande, a deputada federal Camila Jara, representando o Partido dos Trabalhadores (PT), deve enfrentar uma concorrência caseira dentro da esquerda com Luso Queiroz, pré-candidato do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) à prefeitura da capital.
Luso Queiroz, que é conhecido por suas posições políticas e ligação com movimentos sociais, defende da independência do PSOL, manifestando interesse em manter a tradição do partido de lançar candidatos próprios e não alinhar-se com outras legendas, como o PT.
Luso Queiroz é amigo de Lucas Rubio, propagandista da Coreia do Norte e admirador do ditador Kim Jong-un. Rubio palestrou em um evento na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul em 2019, abordando o tema “A História do Socialismo e da Revolução na Coreia do Norte”, com o apoio do “camarada” Luso e do PSOL local.
“Estive presente lá graças ao camarada Luso e ao PSOL do MS para falar sobre a Coreia Popular na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul” comenta Lucas Rubio em seu Facebook sobre a sua passagem por Campo Grande em 2019
Enquanto isso, o presidente do PT em Campo Grande, Agamenon Rodrigues, sinalizou uma possível aliança com a federação formada pelos partidos PSOL e Rede. No entanto, o partido ainda está em processo de definição sobre os rumos da campanha eleitoral na capital.
Lucien Rezende, líder da federação PSOL/Rede em Mato Grosso do Sul, convocou uma reunião para esta semana com o objetivo de discutir a estratégia eleitoral, considerando as opções de ter uma candidatura própria ou estabelecer uma aliança com o PT.