A primeira pesquisa eleitoral realizada pelo Novo Ibrape para a disputa à Prefeitura de Campo Grande revela que Rose Modesto (União Brasil) lidera até o momento, com 27,8% das intenções de voto, a pesquisa coloca Beto Pereira (PSDB) na segunda posição, com 20,2%, enquanto Adriane Lopes (PP), atual prefeita e candidata à reeleição, aparece com 14,1%
No levantamento estimulado, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, Camila Jara (PT) ocupa a quarta colocação, com 7,9%, seguida por Beto Figueiró (Novo), com 1,9%. Outros candidatos, como Jorge Batista (PCO), Ubirajara Martins (DC) e Luso Queiroz (Psol), não conseguiram ultrapassar a marca de 1% das intenções de voto. Com a campanha recém-iniciada, os candidatos agora voltam suas atenções para os 18,8% de eleitores que se declaram indecisos.
Na pesquisa espontânea, onde os entrevistados não recebem uma lista de nomes, Rose Modesto também lidera, com 9,8% das preferências, embora esteja tecnicamente empatada com Beto Pereira, que registra 8,9%. Adriane Lopes aparece com 7,4%, um percentual que, considerando a margem de erro de 3,1% para mais ou para menos, também a coloca em uma posição de empate técnico.
A pesquisa espontânea revela ainda que uma maioria significativa de 69,3% dos entrevistados ainda não decidiu em quem votar.
Rejeição e Avaliação da Gestão Atual
Entre os entrevistados, 39,6% afirmaram que não descartam nenhum dos candidatos, mas as três mulheres na disputa – Adriane Lopes, Camila Jara e Rose Modesto – apresentam os maiores índices de rejeição, com 13,3%, 12% e 10,1%, respectivamente. Beto Pereira é rejeitado por 9,8% dos eleitores.
Adriane Lopes, que busca a reeleição, teve sua administração avaliada pelos eleitores. De acordo com a pesquisa, 52,2% dos participantes consideram sua gestão ótima ou boa. No detalhamento, 28,6% avaliaram a gestão como ótima, 40,3% como regular, e 31,1% como ruim ou péssima.
A pesquisa eleitoral foi conduzida pelo instituto Novo Ibrape e registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MS-06546/2024. Foram entrevistadas 1.000 pessoas entre os dias 16 e 21 de agosto de 2024. A margem de erro é de 3,1%, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pelo portal de notícias Campo Grande News.