A Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat) realizou, nesta quinta-feira (27), mais uma edição do Emprega CG 50+, uma iniciativa voltada à inserção de pessoas com mais de 50 anos no mercado de trabalho. O evento ofereceu 300 oportunidades de emprego em parceria com 16 empresas da Capital.
Durante a abertura, o diretor-presidente da Funsat, João Henrique Lima Bezerra, destacou a importância da iniciativa. “Nosso objetivo é que todas as vagas resultem em contratações, mas cada encaminhamento é valioso. Queremos valorizar a experiência e a capacidade produtiva do trabalhador maduro”, afirmou.
Um dos participantes foi Camilo Medina, de 71 anos, que soube do evento ao passar pelo Centro. Embora sua profissão de padeiro não estivesse entre as ofertas, ele aproveitou a oportunidade para atualizar seu cadastro no Sistema Nacional de Empregos (Sine) e obter informações sobre seleções para atendente de padaria. “As pessoas mais velhas precisam ser mais valorizadas. Esse tipo de evento nos dá mais chances”, comentou.
Outro beneficiado foi Eduardo Gomes Ferreira, de 66 anos, morador do bairro Aero Rancho. Ele conseguiu uma entrevista para a função de repositor. “Já trabalhei em serviços pesados, mas hoje procuro uma oportunidade que seja compatível com minha idade. Fui bem atendido tanto pela empresa quanto pela equipe da Funsat”, disse.
A relevância do mutirão também foi destacada por Cleuza Farias, de 76 anos. “Esse tipo de ação mostra que os idosos podem contribuir muito para as empresas. Nossa experiência tem grande valor, e é importante que o mercado reconheça isso”, afirmou.
A Diretoria de Vagas e Emprego da Funsat ressaltou o sucesso do programa e anunciou novas iniciativas. “As edições temáticas têm sido muito eficazes tanto para os empregadores quanto para os trabalhadores. No dia 10 de abril, realizaremos uma edição itinerante no bairro Vida Nova, voltada para jovens de 17 a 23 anos”, informou a diretora Denize Morais.
O balanço final do mutirão apontou que 150 pessoas foram atendidas. Dessas, 90% se candidataram às seleções imediatas, enquanto 10% optaram por consultar o painel geral de intermediação, que contava com 1.857 vagas distribuídas entre 168 diferentes atividades profissionais.