Com vantagem na decisão do Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A de 2025, o Operário Futebol Clube está mais perto de reafirmar sua condição de maior campeão do Estado. Após vencer o jogo de ida por 1 a 0, o Galo pode empatar na partida de volta contra o Ivinhema para conquistar seu 14º título estadual. O confronto decisivo está marcado para domingo (6), às 17h, no Estádio Saraivão.
Com uma história marcada por títulos, o Operário é o clube mais tradicional do Mato Grosso do Sul. Fundado em 1938, foi protagonista nas primeiras edições do Estadual após a criação do Estado em 1977. O clube não apenas empilha títulos, mas também ajudou a consolidar a identidade do futebol sul-mato-grossense.
Na atual campanha, o Galo mostrou consistência e poder de decisão. A vitória por 1 a 0 no jogo de ida deixa o time em condição favorável para o confronto final. O Ivinhema, por sua vez, precisa vencer por dois gols de diferença para ficar com a taça no tempo normal.
Se vencer novamente, o Operário também ampliará a vantagem de Campo Grande em número de títulos estaduais. A capital sul-mato-grossense é a mais vencedora da história da competição, com 28 conquistas somadas entre Operário (13), Comercial (9) e Cene (6). Caso o Galo confirme o título, Campo Grande chegará ao seu 29º troféu. Se o Ivinhema vencer, o interior somará 21 títulos.
Campeões do Campeonato Sul-Mato-Grossense por cidade:
- Campo Grande (28 títulos): Operário (13), Comercial (9), Cene (6)
- Rio Brilhante (4 títulos): Águia Negra (4)
- Dourados (4 títulos): Ubiratan (3), Sete de Dourados (1)
- Chapadão do Sul (2 títulos): SERC (2)
- Costa Rica (2 títulos): Costa Rica (2)
- Naviraí (1 título): Naviraiense (1)
- Ivinhema (1 título): Ivinhema (1)
- Coxim (1 título): Coxim (1)
- Nova Andradina (1 título): Nova Andradina (1)
A supremacia campo-grandense se reflete também nos vice-campeonatos: são 19 segundos lugares para a capital, contra seis de Dourados e seis de Naviraí, por exemplo. Mesmo com o crescimento do futebol no interior, é Campo Grande que segue ditando o ritmo da história do Campeonato Sul-Mato-Grossense.