O Governo de Mato Grosso do Sul deu um importante passo para a construção da nova fábrica de celulose da Bracell no município de Água Clara.
Nesta terça-feira (1º), durante o Congresso e Exposição Internacional de Papel e Celulose em São Paulo, o governador Eduardo Riedel e o secretário Jaime Verruck, da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), entregaram à Bracell o termo de referência para a realização do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto do Meio Ambiente (Rima).
A empresa, uma das maiores produtoras globais de celulose solúvel, planeja investir cerca de R$ 25 bilhões na construção da nova unidade, que será a sexta do Estado e terá capacidade de produzir 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano. A previsão é que os estudos de impacto ambiental sejam concluídos até janeiro de 2025.
Localizada a 15 quilômetros do centro de Água Clara, a nova planta deve gerar aproximadamente 10 mil empregos na fase de construção e 3 mil durante sua operação.
O projeto fortalece a posição de Mato Grosso do Sul como o principal produtor de celulose do Brasil, consolidando o estado como um verdadeiro “Vale da Celulose”, segundo o secretário Jaime Verruck.
O governador Eduardo Riedel agradeceu a confiança da Bracell e garantiu total apoio do Estado em termos de infraestrutura e licenciamento.
Ele ressaltou a importância da parceria para aumentar a competitividade da empresa e do setor. A Bracell já possui viveiros e florestas plantadas em Mato Grosso do Sul, com mais de dois mil funcionários no Estado.
O município de Água Clara, que possui a terceira maior área de plantio de eucalipto do Estado, com 161 mil hectares, será o novo centro de desenvolvimento desse grande empreendimento.
Além do governador e do secretário Jaime Verruck, também participaram da entrega dos documentos o diretor de relações institucionais da Bracell, Manoel Browne, e o diretor-geral de projeto MS, Mauro Quirino, entre outras autoridades.