web analytics
More

    Com Guajajara, Lula visitará terra indígena em MS após pacificação

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltará a Mato Grosso do Sul pela terceira vez neste ano, desta vez com uma visita à Terra Indígena Ñande Ru Marangatu, em Antônio João.

    Miinistra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara com o presidente Lula | Foto: Ricardo Stuckert / PR

    A viagem, prevista para 25 de novembro, será acompanhada pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e outros integrantes do governo federal. A área é conhecida por uma longa história de tensões entre os indígenas Guarani Kaiowá e fazendeiros locais, que disputam a posse da terra.

    O conflito em Ñande Ru Marangatu envolvia constantes disputas judiciais e, por vezes, episódios de confronto armado, com os indígenas reivindicando a terra e os produtores rurais afirmando possuir títulos legítimos do Estado sobre partes do território.

    Contudo, em setembro deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou um acordo, determinando a desocupação das terras em favor dos indígenas e a indenização dos proprietários.

    Em 2024, Lula já visitou Mato Grosso do Sul duas vezes. Em abril, ele esteve na capital para o lançamento da primeira exportação de carne bovina da JBS para a China e sugeriu, em tom informal, que o governador Eduardo Riedel (PSDB) ajudasse a adquirir terras para os Guarani Kaiowá.

    Em junho, o presidente esteve em Corumbá, onde sobrevoou áreas devastadas por incêndios e homenageou brigadistas.

    Redação
    Redação
    Fato67, você por dentro de tudo.

    Últimas notícias

    spot_imgspot_img

    Notícias relacionadas

    spot_imgspot_img