No início de uma série de denúncias trazidas a público pelo Fato67, uma preocupante foi formalmente apresentada ao Ministério Público de Mato Grosso do Sul, levantando indícios de indicações suspeitas e má gestão na Secretaria de Assistência Social de Bela Vista.
Segundo a denúncia, funcionários ligados à gestão estariam sendo favorecidos em indicações para cargos importantes no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Afirmações contidas no documento sugerem que Jefferson Leandro, indicado pela própria cúpula do órgão, estaria sendo manipulado para apenas assinar documentos, enquanto as decisões nas reuniões do CMAS seriam efetivamente tomadas por pessoas ligadas à gestão da Assistência Social.
A denúncia ainda aponta para a aparente falta de conhecimento de Jefferson Leandro sobre as políticas de Assistência Social, levantando dúvidas sobre a efetividade de sua atuação no cargo, o que reforça a suspeita de que sua nomeação seria meramente “decorativa”.
Em dezembro de 2023, a substituição de Jefferson Leandro por Karina dos Santos, que segundo o site PlaNews é prima da Secretária de Assistência Social, Adrielly dos Santos Pinto, gerou estranheza na população.
Além dessas questões, há relatos de falta de verbas e condições precárias de trabalho nas unidades de assistência social, o que coloca em cheque a eficácia e a transparência na administração dos recursos públicos destinados à assistência social no município.
A denúncia foi feita ao Ministério Público que caso a acate, deverá iniciar uma investigação para esclarecer os fatos. O Fato67 está à disposição para ouvir os esclarecimentos de todas as partes envolvidas, assegurando a presunção de inocência e o direito à defesa.