O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Marcos Amaro, concedeu autorização para a realização de pesquisa visando a exploração de minérios na região de fronteira do Estado de Mato Grosso do Sul
A permissão, publicada no Diário Oficial da União, direciona as pesquisas especificamente para os municípios de Ladário e Bodoquena. Inicialmente, serão observadas competências específicas para fiscalizar possíveis implicações à viabilidade do pleito.
Além disso, outros seis municípios do país também receberam autorização para realizar pesquisas semelhantes.
Mato Grosso do Sul tem se destacado no setor mineral, abrigando desde 2022 uma das maiores reservas de minério de ferro e manganês do Brasil, segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
As exportações do Estado também refletem esse crescimento, atingindo um valor recorde de US$ 10,517 bilhões no acumulado de janeiro a dezembro de 2023, representando um aumento de 28,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Esse crescimento é impulsionado não apenas pela produção agrícola, mas também pela exploração de minério de ferro.Recentemente, os municípios de Corumbá, Ladário e Bonito também foram autorizados a realizar pesquisas para exploração de minérios, como parte dos esforços para investigar áreas em busca de jazidas minerais e avaliar sua viabilidade econômica.