Com o avanço das obras de infraestrutura em Porto Murtinho e da construção da ponte Binacional que ligará o município a Carmelo Peralta, no Paraguai, o Governo de Mato Grosso do Sul está apostando na criação de um porto multifuncional na cidade, em parceria com a Rota de Integração Latino-Americana (RILA).
Essa rota conectará o Brasil aos portos do norte do Chile, fortalecendo o comércio internacional e impulsionando a economia da região.
O projeto foi apresentado ao governador Eduardo Riedel nesta segunda-feira (7), durante reunião com o presidente do PTP Group, Guillermo Misiano, e outros executivos da empresa.
A PTP, maior operadora de portos no Rio Paraguai, com atuação em países como Paraguai, Argentina, Uruguai, Brasil e Espanha, adquiriu a área onde será construído o porto. O empreendimento promete ser um dos principais centros logísticos da região.
De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte e Logística de Mato Grosso do Sul (SETLOG/MS), a RILA já está atraindo grandes investimentos para o estado.
A rota bioceânica, que atravessará várias regiões, tem o potencial de transformar o cenário econômico das áreas que abrange.
A Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) informou que a PTP planeja operar com cargas a granel, contêineres e, futuramente, combustíveis.
Para o setor de transporte, o novo porto representará uma oportunidade de ampliar as operações, já que o transporte de fertilizantes permitirá que caminhões que levam grãos a Porto Murtinho possam retornar com carga, otimizando os fluxos logísticos.