web analytics
Mais

    Rede altimétrica avança em Naviraí com instalação de 61 marcos pela Itaipu

    Engenheiros da ConsultGel, contratada pela Itaipu Binacional, estão em Naviraí (MS) iniciando a demarcação de 61 pontos geodésicos como parte do projeto da Rede Altimétrica de Alta Precisão (RAIB). Essa rede é formada por marcos geodésicos — estruturas instaladas em locais estratégicos para medir a altitude de terrenos — e tem como principal objetivo fornecer dados precisos para previsões hidrológicas e operação da Usina de Itaipu.

    A iniciativa abrange municípios das margens brasileira e paraguaia do Rio Paraná e envolve as diretorias Técnica e de Coordenação da usina. No total, mais de 1.400 marcos serão instalados, cobrindo áreas entre Foz do Iguaçu (PR) e Presidente Prudente (SP), passando por 143 municípios, incluindo cidades do Mato Grosso do Sul, como Naviraí, Anaurilândia, Itaquiraí, Eldorado e Rio Brilhante.

    Em Naviraí, o engenheiro cartográfico Matheus Penha Sanches lidera a equipe responsável pela localização dos marcos. Segundo ele, cinco serão instalados em áreas públicas municipais, como praças, e os demais em zonas rurais ou propriedades privadas. A população está sendo orientada a colaborar, permitindo o acesso às áreas necessárias. Um dos primeiros marcos foi localizado nesta segunda-feira (14) na Praça Prefeito Euclides Antônio Fabris, no centro da cidade.

    A Itaipu destaca que o projeto não está relacionado a questões fundiárias ou inventários de terras. O foco é técnico e voltado à melhoria da infraestrutura e eficiência energética. “Esses dados também são úteis para georreferenciamento, planejamento urbano e construção de obras”, explica o gerente da Divisão de Estudos da usina, Henrique Gazzola de Lima.

    Os trabalhos no MS fazem parte do Lote 4 do projeto, que também contempla municípios paulistas. O cronograma prevê continuidade das ações até abril de 2026. Com o auxílio de um gravímetro, os técnicos medirão a aceleração da gravidade em cada marco, o que permite ajustes finos na medição da altitude.

    A RAIB é fundamental para entender as variações do relevo e do nível da água, auxiliando na prevenção de enchentes, no monitoramento do lago de Itaipu e em empreendimentos de infraestrutura. A ação reforça o compromisso da Itaipu com o desenvolvimento sustentável e o apoio às comunidades da região.

    Últimas notícias

    spot_imgspot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Notícias relacionadas

    spot_imgspot_img