O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que o último ataque russo de drones na infraestrutura portuária de Odessa foi um ataque à “segurança alimentar global” e pediu à comunidade internacional que intervenha.
“Terroristas russos mais uma vez atacaram portos, grãos e a segurança alimentar global”, disse em um post no Telegram nesta quarta-feira (2). “O mundo deve reagir.”
Zelensky acrescentou que “a Rússia pode e deve ser detida” diante dos ataques que destruíram deliberadamente elevadores de grãos ucranianos em Odessa.
O presidente ucraniano também elogiou as unidades de defesa aérea do país por outra noite “heroica”, depois que a força aérea ucraniana abateu 23 drones iranianos que visavam a cidade portuária.
“Outra noite de guerra, outra noite de nossa heroica defesa aérea. Estamos nos defendendo com o máximo de nossas capacidades”, afirmou.
Desde que saiu do acordo de grãos do Mar Negro em 17 de julho, a Rússia desencadeou uma onda de ataques ao fornecimento de grãos nas principais cidades ucranianas, incluindo a cidade portuária de Odessa.
Pelo menos 60 mil toneladas de grãos, o suficiente para alimentar 270 mil pessoas por um ano, foram eliminadas pelo ataque intensificado da Rússia, disse a embaixadora britânica na ONU, Barbara Woodward, no mês passado.