Neste Domingo (15) foi realizado o segundo turno das eleições no Equador, deixando como vencedor Daniel Noboa, que se torna o mais jovem a ser presidente do país
O Equador elegeu um novo presidente. Trata-se de Daniel Noboa, politico de centro-direita que com 62% das urnas chega a 52,42%, esta – que segundo especialistas – é uma porcentagem irreversível pela sua adversária. Assim, o empresário e ex-deputado torna-se o mais jovem (tem 35 anos) a assumir a presidência.
Quem é Daniel Noboa?
Daniel Roy-Gilchrist Noboa Azín nasceu em Guayaquil em 30 de novembro de 1987. É considerado um político e empresário equatoriano. A sua experiência na política resume-se nos dois anos de trabalho (2021-2023) na Assembleia Nacional , onde, apesar de chegar sem grandes apoios, conseguiu presidir à Comissão de Desenvolvimento Económico do extinto Parlamento.
“Um candidato fora do establishment”, como se descreveu durante a conferência de imprensa, que ofereceu na sua residência após conhecer os resultados oficiais que o certificaram como segundo participante na segunda volta que terá lugar no dia 15 de outubro de 2023.
Noboa, na sua breve aparição junto da comunicação social, afirmou que procurará dar soluções para dois problemas específicos do país, a insegurança e a falta de emprego . Objetivos complexos para uma Presidência que terá apenas 18 meses para oferecer resultados aos equatorianos.