web analytics
More

    Sob ameaça de prisão, Putin cancela viagem à África do Sul para cúpula dos Brics

    O ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov deve comparecer para representar a Rússia; o presidente russo deve participar do evento apenas por videoconferência

    Sob ameaça de prisão, Putin cancela viagem à África do Sul para cúpula dos Brics

    O presidente da Rússia, Vladimir Putin, deve participar da cúpula do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) em Joanesburgo, na África do Sul, por videoconferência, segundo informou a mídia estatal russa RIA Novosti nesta quarta-feira (19).

    O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, confirmou que Putin não estará presente no evento, que ocorre no final de agosto, “por acordo mútuo”. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, deve comparecer como representante do país.

    A África do Sul enfrentou um dilema ao sediar a cúpula porque, como membro do Tribunal Penal Internacional (TPI), teoricamente teria que prender Putin por supostos crimes de guerra se ele participasse.

    Em março, o TPI emitiu um mandado de prisão contra Putin, acusando-o do crime de guerra de deportar crianças ilegalmente da Ucrânia. A Rússia afirma que o mandado é legalmente nulo, já que o país não é membro do TPI.

    Uma submissão do tribunal local publicada na terça-feira (18) revelou que o presidente sul-africano pediu permissão ao TPI para não prender Putin porque isso equivaleria a uma declaração de guerra.

    O Kremlin informou que a Rússia não disse à África do Sul que prender Putin por conta do TPI significaria “guerra”, mas que “todos entenderam” o que isso significaria, mesmo sem que lhes fosse explicado.

    Os líderes do Brasil, Índia e China ainda devem comparecer pessoalmente à cúpula.

    A África do Sul diz ser neutra no conflito com a Ucrânia, mas tem sido criticada pelas potências ocidentais por ser amiga da Rússia, historicamente uma forte aliada do governista Congresso Nacional Africano.

    Redação
    Redação
    Fato67, você por dentro de tudo.

    Últimas notícias

    spot_imgspot_img

    Notícias relacionadas

    spot_imgspot_img