As forças ucranianas conseguiram expulsar as tropas russas de suas posições na parte oriental do país, enquanto em outros lugares os exércitos de Moscou permanecem principalmente na defensiva, disseram autoridades de Kiev
“Durante o ataque ofensivo das Forças de Defesa, o inimigo foi forçado a se retirar de suas posições na área ao sul de Avdiivka”, disse nesta quarta-feira (2) o porta-voz do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia, Pavlo Kovalchuk.
Também no leste, as tropas ucranianas continuam sua ofensiva em torno da cidade de Bakhmut.
“[A Rússia] Fez tentativas malsucedidas de recuperar as posições perdidas ao norte e oeste de Klishchiivka, bem como a noroeste de Kurdiumivka”, disse Kovalchuk, acrescentando que as forças de defesa ucranianas continuam a conter a ofensiva russa nas direções de Kupyansk e Lyman.
Em outras partes do campo de batalha, as forças russas estão principalmente na defesa, mas, segundo os militares ucranianos, tentaram recuperar parte do território perdido no eixo Velyka Novosilka – Berdiansk.
“O adversário lançou ataques aéreos nas proximidades de Blahodatne e Staromaiorske (região de Donetsk)”, disse.
“O inimigo fez tentativas malsucedidas de recuperar o terreno perdido a leste de Staromaiorske.”
“[Em Zaporizhzhia] O adversário concentra seus principais esforços em impedir o avanço das tropas ucranianas”, acrescentou.