Na semana passada, o Ministério da Defesa da Rússia removeu todos os militares do exército russo que estavam à direita do rio Dnipro.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, visitou Kherson nesta segunda-feira (14) para comemorar o fim da ocupação russa na cidade. O exército ucraniano retomou o controle do local após a Rússia concluir a remoção dos militares que estavam à direita do rio Dnipro na semana passada.
Na quarta-feira (9), o ministro de Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, ordenou a retirada das tropas para preservar a vida dos soldados e a capacidade de combate das unidades russas.
“Estamos avançando”, disse o presidente ucraniano às tropas. “Estamos prontos para a paz, a paz para todo o nosso país.”
Zelensky agradeceu à Otan e a outros aliados pelo apoio e disse que a entrega de sistemas de foguetes de artilharia de alta mobilidade dos Estados Unidos fez uma grande diferença na contraofensiva ucraniana.
“As pessoas estavam esperando pelo exército ucraniano, por nossos soldados, por todos nós”, acrescentou.
A Ucrânia acusou o exército russo de ter destruído toda a infraestrutura funestamente de Kherson antes de deixar a cidade.