A Prefeitura de Campo Grande vai lançar a licitação para a construção de cinco portais de segurança nas principais entradas da cidade. O projeto foi apresentado pelo vereador André Salineiro (PL) e virou lei em 2018. O parlamentar fez o anúncio durante a sessão de terça-feira, dia 25. O Portal Morena será um marco na segurança pública da Capital.
Os portais serão instalados em pontos estratégicos: na Avenida Gury Marques – BR-163 (sentido São Paulo); Avenida Gunter Hans – BR-060 (sentido Sidrolândia); Avenida Duque de Caxias – BR-262 (sentido Terenos); Avenida Cônsul Assaf Trad (sentido Cuiabá) e na BR-262 (sentido Três Lagoas).
O projeto está em fase de estudos de orçamento, portanto ainda será anunciado o valor do investimento. Soluções de cidade inteligente poderão ser acopladas em cada portal futuramente, conforme informado pela prefeitura ao vereador. A expectativa é a construção de todo o aparato previsto no projeto com integração de videomonitoramento e bases da Guarda Civil Metropolitana para monitorar a entrada e saída de veículos.
A medida visa combater crimes como furtos de veículos, tráfico de drogas e sequestros, garantindo mais proteção para a população.
O vereador André Salineiro comemorou o avanço do projeto e reforçou a importância de investimentos para implantar soluções inteligentes nos portais que serão construídos.
“Esse é um grande avanço para a segurança da nossa cidade. O Portal Morena será uma barreira contra o crime, utilizando tecnologia de ponta para monitoramento e prevenção”, disse o parlamentar.
O vereador pretende buscar apoio do Governo do Estado, de deputados e senadores para ampliar os investimentos que farão os portais funcionarem com o máximo de eficiência.