web analytics
More

    Ceasa/MS promove sustentabilidade com reaproveitamento de quase mil toneladas de resíduos

    A Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa/MS), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), não se destaca apenas pela oferta de alimentos, mas também pelo compromisso com a gestão de resíduos.

    Foto: Reprodução

    Em 2023, a Ceasa/MS destinou 921 toneladas de resíduos orgânicos e embalagens para reaproveitamento, com foco em sustentabilidade e geração de renda.

    Do total, 68% (628 mil quilos) foram resíduos orgânicos, como frutas, verduras e legumes, que passaram por compostagem, transformando-se em adubo. Outros 165 mil quilos, compostos por embalagens de papelão e materiais diversos, foram encaminhados para reciclagem.

    A gestão criteriosa dos resíduos envolve coleta e separação realizadas pela equipe de limpeza, que atua na Usina de Coleta, Seleção e Destinação de Resíduos “Elísio Guerreiro de Carvalho”, instalada em 2019.

    De janeiro a setembro de 2024, a Ceasa/MS já redirecionou 730 mil quilos de resíduos para reaproveitamento, com 57,8% desse total sendo matéria orgânica e 17,4% papelão.

    Os resíduos passam por triagem detalhada na unidade, sendo classificados entre plásticos, madeira, papelão e matéria orgânica. Esses materiais são prensados antes de serem enviados para reciclagem.

    A instituição incentiva os permissionários da Ceasa/MS a participarem da separação dos resíduos. Quando os resíduos já chegam separados à usina, o peso do material reciclado é abatido do aluguel do espaço utilizado pelos comerciantes.

    Além disso, a renda gerada com a venda de materiais recicláveis é revertida em bônus distribuídos entre os colaboradores ao final do ano, criando uma motivação extra para a equipe.

    O auxiliar de serviços gerais Adailson de Oliveira Benedito, responsável pela triagem, destaca a dedicação dos trabalhadores para garantir o funcionamento eficiente da Ceasa/MS: “Penso na minha família e no meu sustento, então zelo pelo meu trabalho para contribuir com a Ceasa e o meio ambiente”, afirma.

    Para realizar a compostagem e reciclagem, a Ceasa/MS conta com duas empresas parceiras: a Colecta Resíduos Industriais e a Organoeste Campo Grande.

    O resíduo orgânico tratado pela Colecta é enviado para compostagem com biotecnologia na Organoeste, resultando em um adubo orgânico puro que beneficia o solo.

    Ao adotar práticas de gestão de resíduos sustentáveis, a Ceasa/MS reforça seu compromisso com o meio ambiente, reduzindo a poluição do solo e dos cursos d’água, e impulsionando a renda de seus colaboradores.

    Redação
    Redação
    Fato67, você por dentro de tudo.

    Últimas notícias

    spot_imgspot_img

    Notícias relacionadas

    spot_imgspot_img