Os incêndios que atingem o Pantanal causaram uma grande destruição na base de estudos do Instituto Arara Azul, no município de Miranda, Mato Grosso do Sul.
De acordo com Neiva Guedes, presidente do instituto, os ninhos de araras-azuis, espécie monitorada pela ONG, foram completamente destruídos pelas chamas. Esses ninhos estavam em pleno período de reprodução, e em um deles havia ovos.
A base da ONG foi atingida nos primeiros dias de agosto, e a equipe de campo, composta por uma médica veterinária, uma bióloga e dois assistentes de pesquisa, trabalhou arduamente para combater o fogo. “Foi uma situação muito chocante, nossa equipe passou mal e tivemos que retirá-los da fazenda no sábado e agora estamos retornando”, relatou Neiva.
Entre os ninhos destruídos, o N. 2108, um triplex que continha dois ovos e uma câmera para monitoramento interno, foi completamente queimado. A ONG compartilhou a devastação nas redes sociais e já deslocou duas equipes de pesquisadores para avaliar os danos e iniciar medidas de mitigação.
Os incêndios no Pantanal têm causado impactos severos, com quase 1,3 milhão de hectares destruídos, o que representa mais de 9% de todo o território pantaneiro. A BR-262, principal rodovia de acesso à região, ficou interditada por mais de seis horas na noite de terça-feira (7) devido ao fogo.