web analytics
More

    Devastação no Pantanal: incêndios atingem ninhos de araras-azuis monitorados por ONG

    Os incêndios que atingem o Pantanal causaram uma grande destruição na base de estudos do Instituto Arara Azul, no município de Miranda, Mato Grosso do Sul.

    Queimadas no Pantanal destruindo tudo. | Foto: Reprodução

    De acordo com Neiva Guedes, presidente do instituto, os ninhos de araras-azuis, espécie monitorada pela ONG, foram completamente destruídos pelas chamas. Esses ninhos estavam em pleno período de reprodução, e em um deles havia ovos.

    A base da ONG foi atingida nos primeiros dias de agosto, e a equipe de campo, composta por uma médica veterinária, uma bióloga e dois assistentes de pesquisa, trabalhou arduamente para combater o fogo. “Foi uma situação muito chocante, nossa equipe passou mal e tivemos que retirá-los da fazenda no sábado e agora estamos retornando”, relatou Neiva.

    Entre os ninhos destruídos, o N. 2108, um triplex que continha dois ovos e uma câmera para monitoramento interno, foi completamente queimado. A ONG compartilhou a devastação nas redes sociais e já deslocou duas equipes de pesquisadores para avaliar os danos e iniciar medidas de mitigação.

    Ninhos antes e depois da queimada. | Foto: Reprodução

    Os incêndios no Pantanal têm causado impactos severos, com quase 1,3 milhão de hectares destruídos, o que representa mais de 9% de todo o território pantaneiro. A BR-262, principal rodovia de acesso à região, ficou interditada por mais de seis horas na noite de terça-feira (7) devido ao fogo.

    Redação
    Redação
    Fato67, você por dentro de tudo.

    Últimas notícias

    spot_imgspot_img

    Notícias relacionadas

    spot_imgspot_img