web analytics
More

    Força-Tarefa combate incêndios no Pantanal com militares e brigadistas

    Com 110 dias de atuação, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul continua trabalhando para controlar os incêndios florestais no Pantanal.

    Bombeiros combatendo incêndio no Pantanal. | Foto: Reprodução

    As ações, coordenadas pelo Governo do Estado, são realizadas em parceria com instituições federais e do terceiro setor.

    Nos últimos dias, o combate aos incêndios estava sob controle, mas condições climáticas adversas – como altas temperaturas e baixa umidade – resultaram em um aumento significativo dos focos de incêndio.

    Foram detectados novos focos nas áreas do Rabicho, Porto da Manga, Nhecolândia e em dois pontos do Cerrado, nos municípios de Brasilândia e Bonito.

    As atuais condições climáticas, com temperaturas chegando a 33°C e umidade relativa do ar em torno de 31%, têm dificultado o trabalho das equipes.

    Segundo Valesca Fernandes, meteorologista do Cemtec, essa combinação de altas temperaturas e baixa umidade cria um ambiente propício para incêndios florestais. Além disso, rajadas de vento de 36 km/h aumentam o risco de propagação rápida das chamas.

    Desde o início da Operação Pantanal 2024, aproximadamente mil bombeiros e outros militares da Força Nacional, Forças Armadas, Ibama, ICMBio e brigadistas do PrevFogo estão mobilizados.

    O Corpo de Bombeiros opera com 12 bases avançadas nos arredores de Corumbá, utilizando 13 aeronaves, caminhões de combate a incêndio, embarcações e veículos especializados.

    Redação
    Redação
    Fato67, você por dentro de tudo.

    Últimas notícias

    spot_imgspot_img

    Notícias relacionadas

    spot_imgspot_img