O governador Eduardo Riedel (PSDB) sancionou uma lei que proíbe o plantio, comércio e transporte da murta (Myrtus communis) em Mato Grosso do Sul.
A medida, publicada no Diário Oficial do Estado na sexta-feira (23), visa proteger a citricultura local, uma vez que a murta é hospedeira da bactéria causadora do huanglongbing (HLB), uma doença devastadora para os citros, sem cura conhecida.
A lei foi aprovada após duas votações na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) e é parte de um esforço para fortalecer a fruticultura no estado, promovendo um ambiente seguro para novos investimentos privados.
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), junto com a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), será responsável por implementar e fiscalizar as medidas de erradicação da murta, incluindo a substituição da planta em áreas próximas ao cultivo de citros.
As ações previstas incluem a supressão e erradicação da murta, conscientização da população e, se necessário, a imposição de multas e outras penalidades.