Mesmo com a queda de temperatura e a alta umidade do ar nos últimos dias, a força-tarefa para combater os incêndios no Pantanal de Mato Grosso do Sul continua ativa.
Corumbá registrou 10,5°C com sensação de 6,9°C na manhã de sábado, dia 13, segundo o Climatempo. No entanto, o governo do estado alerta que o calor intenso e o tempo seco devem retornar nas próximas semanas, levando à ameaça de incêndio.
O Sistema de Comando de Incidentes (SCI) informou que, apesar do clima favorável, um foco de incêndio permanece ativo na região de Tagiloma, no Pantanal sul-mato-grossense. As equipes escaladas no início da semana continuam realizando rescaldos, monitorando 13 bases avançadas e enviando equipamentos e veículos.
Uma das maiores preocupações é a reincidência do fogo devido à presença de turfa, material orgânico altamente inflamável, no solo do Pantanal. A chamada lenta no interior das árvores também é um risco, podendo espalhar fagulhas com o vento.
Atualmente, 95 militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, apoiados por 80 militares da Força Nacional de Segurança Pública, militares das Forças Armadas e 233 agentes do Ibama, ICMBio e PrevFogo, estão envolvidos.