A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reforçou o alerta sobre os incêndios no Pantanal durante visita a Campo Grande, onde participou do debate do Plano Clima Participativo.
Ela destacou que o fogo já consumiu 1,559 milhão de hectares na região este ano, e a situação pode se agravar com a chegada de uma nova onda de calor, que deve elevar as temperaturas e reduzir a umidade do ar.
Marina ressaltou a importância da mobilização contínua de mais de 900 agentes do governo federal, estadual e municipal no combate aos incêndios. Segundo ela, a estrutura de prevenção e combate será mantida ao longo do ano, especialmente em agosto e setembro, meses críticos para incêndios florestais.
O Plano Clima Participativo, que visa engajar a população na criação de políticas climáticas até 2035, foi o foco da visita da ministra. O plano busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa e adaptar cidades e ambientes naturais às mudanças climáticas.
Marina enfatizou a relevância da parceria com o governo estadual na formulação e implementação de políticas voltadas ao clima, destacando a gravidade da situação no Pantanal e Amazonas.
As plenárias do Plano Clima estão sendo realizadas em diferentes regiões do Brasil, e as propostas recolhidas serão incluídas na primeira versão do documento que será apresentado pelo presidente Lula na COP 29, no Azerbaijão.