O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, representará os governadores brasileiros no fórum do G20, que será realizado no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (15).
Convidado por entidades como a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e a Associação Brasileira de Municípios (ABM), Riedel discutirá governança climática e mudanças ambientais no painel “Compromisso com a Ação: a Abordagem Brasileira para uma Governança Climática Multinível”.
Entre os projetos que Riedel apresentará estão a Lei do Pantanal, o objetivo de tornar Mato Grosso do Sul o primeiro estado brasileiro carbono neutro até 2030, e iniciativas como o pagamento por serviços ambientais e o Fundo Clima, que visa atrair investimentos internacionais para a conservação do bioma.
Outro destaque será o programa “Roadmap Estado Carbono Neutro”, lançado em 2024 para mapear ações climáticas em municípios e oferecer suporte técnico e recursos. Até o momento, dois terços dos municípios sul-mato-grossenses foram avaliados, com previsão de incluir todos até março de 2025.
A participação de Riedel no G20 acontece no evento Urban 20 (U20), que antecede a Cúpula de Líderes, prevista para os dias 18 e 19 de novembro no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. A Cúpula debaterá temas globais, como inclusão social e transição energética.