web analytics
More

    10 pontos turísticos no Livro dos Recordes que podem ser visitados

    Qual o prédio mais alto do mundo? E o museu mais visitado? Países abrigam famosas atrações que batem expressivos e variados recordes; veja quais são eles e suas curiosidades

    10 pontos turísticos no Livro dos Recordes que podem ser visitados

    Com a primeira edição lançada em 1955, o Guinness World Records, conhecido como o Livro dos Recordes, tornou-se a maior referência no assunto em seus quase 70 anos de história. Ele nasceu com a ideia de ser um meio oficial para pessoas encontrarem informações e curiosidades sobre recordes que antes jamais tinham sido certificadas e reunidas.

    Sabe aquelas questões típicas levantadas em conversa entre amigos que nunca tiveram uma resposta certa? Pois inúmeras delas passaram a ser encontradas ao longo do tempo em suas páginas – no banco de dados há mais de 60 mil recordes registrados. Dentre os mais variados tipos, atrações turísticas mundo afora garantem o seu espaço.

    Você sabe qual é o museu mais visitado do mundo? E qual o menor país existente? Ou ainda a atração turística paga mais visitada? Abaixo, se prepare para descobrir essas e outras respostas, e, quem sabe, programar sua visita em algum dos recordistas do Guinness:

    Torre Eiffel (Paris, França)

    Torre Eiffel, em Paris, é o ponto turístico pago mais visitado do mundo

    A icônica Torre Eiffel, localizada em Paris, na França, soma dois recordes no Guinness. Inaugurada em 1889, ela é o ponto turístico pago mais visitado do mundo, atraindo entre 6 e 7 milhões de visitantes pagantes todos os anos.

    Além disso, com cerca de 330 metros de altura, a mesma de um edifício de 81 andares, ela também recebe o título de estrutura de ferro mais alta existente.

    Museu do Louvre (Paris, França)

    Ainda na Cidade Luz, outro ponto turístico recordista é o emblemático Museu do Louvre, que sustenta o título de galeria de arte mais visitada do mundo – em 2018, quando bateu o recorde, viu 10,2 milhões de turistas passarem por suas portas. Somente em 2022 foram 7,8 milhões de visitantes e em 2023 o museu foi um dos destaques de crescimento nas buscas do Google Maps.

    Sua principal atração, é claro, é a “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci. Contudo, o local soma mais de 35 mil obras espalhadas por 72.735 m².

    Jardim do Palácio de Versalhes (Versalhes, França)

    Jardim do Palácio de Versailles, na França

    Em Versalhes, na França, os terrenos do Palácio de Versalhes foram criados por André Le Nôtre no final do século 17 para o rei Luís 14 em 800 hectares – o equivalente a 30.500 quadras de tênis.

    O seu famoso jardim, conhecido por suas fontes, laranjais e bosques de árvores perfeitamente alinhadas, é considerado o maior jardim do mundo. Ele está disposto em uma área de 100 hectares, que conta também com esculturas de bronze e mármore espalhadas por sua extensão.

    Vaticano (Itália)

    Vista aérea do Vaticano

    O Vaticano, localizado dentro de Roma, na Itália, carrega dois recordes. Ele é considerado o menor país do mundo, com uma população de 825 pessoas e território de 0,44 km².

    A residência do Papa, por sua vez, localizada lá, quebra uma marca oposta: é o maior palácio religioso existente, com mais de mil quartos. 

    Coliseu (Roma, Itália)

    Coliseu, em Roma, ao anoitecer

    Finalizado em 80 d.C, o Coliseu, localizado em Roma, cobre 2 hectares e seu tamanho é equivalente a três campos de futebol.

    É considerado não apenas o maior anfiteatro já construído como também o maior ainda em pé. No auge do Império Romano, 87 mil pessoas lotavam os quatro andares da arena para ver as lutas de gladiadores.

    Sagrada Família (Barcelona, Espanha)

    Sagrada Família, em Barcelona, na Espanha

    Emblemático ponto turístico de Barcelona, na Espanha, a Sagrada Família, de Antoni Gaudí, ainda está inacabada, mas já é considerada a igreja Art Nouveau mais alta do mundo.

    No dia 8 de dezembro de 2021, a inauguração de uma nova torre elevou a altura da basílica para 138 metros. Esta é uma das 18 torres monumentais, das quais apenas nove estão concluídas.

    A mais alta, Torre de Jesus, que ainda não tem data de conclusão, está prevista para atingir 172,5 metros, o que tornaria esta a igreja mais alta de todas, passando a atual recordista, que é Luterana e está localizada em Ulm, na Alemanha, com sua torre de 161,5 metros de altura.

    Cataratas do Niágara (Canadá)

    Cataratas do Niágara, no Canadá

    Localizada na fronteira com os Estados Unidos, as Cataratas do Niágara, no Canadá, recebem 22,5 milhões de visitantes por ano, sendo considerada a queda d’agua mais visitada do mundo.

    São cerca de 169.900 m³ de água derramados sobre a cachoeira a cada minuto, atraindo turistas do mundo inteiro.

    Floresta Amazônica (América do Sul)

    Considerada a maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica abrange nove países (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Venezuela, Suriname e Guiana Francesa) e tem cerca de 6,5 milhões de km².

    A floresta é sustentada pelo Rio Amazonas, que descarrega água a uma taxa de 340 mil m³ (12 milhões de pés cúbicos) a cada segundo, sendo considerado o maior rio em fluxo do mundo.

    Burj Khalifa (Emirados Árabes)

    Burj Khalifa é o mais alto prédio do mundo

    Em Dubai, nos Emirados Árabes, o Burj Khalifa é considerado atualmente o edifício mais alto do mundo, com impressionantes 828 metros de altura e 163 andares. Sua construção levou cinco anos e envolveu mais de 12 mil pessoas do mundo inteiro. Sua inauguração oficial foi em janeiro de 2010.

    Quase 26 mil painéis de vidro cortados à mão foram usados ​​no revestimento exterior do edifício, que é usado como residência, escritório e até hotel. Uma curiosidade: para limpar sua estrutura de cima para baixo são necessários três meses.

    Para uma noção de comparação, ele tem o dobro da altura do Empire State Building, em NY, considerado por muito tempo o mais alto do mundo, e quase o triplo do tamanho da Torre Eiffel.

    Os especialistas, entretanto, tem em vista que esse recorde pode ser batido em um futuro não tão distante por um rival do Oriente Médio. A Torre de Jeddah – anteriormente conhecida como a Torre do Reino – está atualmente em construção em Jeddah, na Arábia Saudita, e foi projetada para alcançar mil metros de altura (o que significa um aumento de cerca de 170 metros do atual recordista).

    Cavernas subaquáticas de Yucatán (México)

    Cenote Dos Ojos, México

    Exploradores da Península de Yucatán podem mergulhar no mais longo sistema de cavernas subaquáticas: o Sistema Sac Actun (Sistema de Caverna Branca) e Dos Ojos (“Dois Olhos”).

    Essas cavernas conectadas têm um comprimento total de 371,95 km – quatro vezes o do Canal do Panamá. O acesso é feito através de buracos conhecidos como cenotes, que os maias acreditavam serem “portais” para o submundo e, onde diz a lenda, depositavam objetos sagrados.

    Redação
    Redação
    Fato67, você por dentro de tudo.

    Últimas notícias

    spot_imgspot_img

    Notícias relacionadas

    spot_imgspot_img