O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desembarcou neste domingo (17) em Manaus, Amazonas, marcando uma visita inédita de um líder americano em exercício à região amazônica.
A chegada ocorreu às 13h30 (horário de Brasília) no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Acompanhado da filha Ashley e da neta Natalie, Biden foi recebido pela embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Bagley, pelo governador Wilson Lima e pelo prefeito David Almeida.
Logo após sua chegada, Biden realizou um sobrevoo pela floresta a bordo de um helicóptero VH-60N White Hawk, acompanhado por uma escolta de seis aeronaves da Força Aérea Americana.
O passeio durou cerca de 15 minutos e integrou a programação de sua passagem pela capital amazonense, que inclui ainda uma visita ao Museu da Amazônia (Musa) e um pronunciamento oficial à imprensa.
Horas antes de desembarcar, o presidente anunciou um aporte adicional de US$ 50 milhões (aproximadamente R$ 290 milhões) para o Fundo Amazônia, como parte das ações para combater a crise climática.
A liberação dos recursos, no entanto, dependerá de aprovação pelo Congresso americano, que a partir do próximo ano será controlado em sua maioria pelo Partido Republicano.
A visita de Biden à Amazônia ocorre após sua participação na cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) em Lima, Peru. De Manaus, o presidente seguirá para o Rio de Janeiro, onde participará da Cúpula dos Líderes do G20, com foco em impulsionar um crescimento econômico sustentável global.