web analytics
More

    Durante G20, Lula destaca desafios urbanos e alerta para impactos das mudanças climáticas

    Durante o Urban 20, fórum de prefeitos de países do G20 realizado neste domingo (17) no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfatizou a importância das cidades no combate às mudanças climáticas e cobrou maior apoio financeiro das nações mais ricas para ações ambientais e de planejamento urbano em países em desenvolvimento.

    Foto: Reprodução

    Lula destacou que os centros urbanos são responsáveis por 70% das emissões de gases de efeito estufa e 75% do consumo de energia, estando também entre os mais afetados pelos impactos climáticos, como enchentes, ondas de calor e elevação do nível dos oceanos.

    “As cidades não podem custear sozinhas a transformação urbana e não podem ser negligenciadas nos novos mecanismos de financiamento da transição climática”, afirmou.

    O presidente também ressaltou que, embora as cidades sejam polos de inovação e riqueza, enfrentam desafios como desigualdade, violência e serviços públicos insuficientes, especialmente para as populações mais vulneráveis.

    Ele defendeu que investimentos no Sul Global são essenciais para promover uma transição climática inclusiva.

    No discurso, Lula homenageou Marielle Franco, vereadora assassinada em 2018, destacando sua luta por cidades mais inclusivas e sustentáveis. Com a voz embargada, o presidente citou a Favela da Maré, origem de Marielle, e reforçou a importância de políticas que atendam às necessidades de todos.

    Criado em 2017, o Urban 20 busca aumentar a participação das cidades nas negociações internacionais, propondo soluções urbanas no enfrentamento da crise climática e aproximando governos locais das agendas do G20.

    Redação
    Redação
    Fato67, você por dentro de tudo.

    Últimas notícias

    spot_imgspot_img

    Notícias relacionadas

    spot_imgspot_img