Nesta quarta-feira (15), a Polícia Federal cumpriu as Operações Sordidum e Prime em uma ação coordenada em diversos estados brasileiros. O objetivo principal dessas operações é combater redes criminosas envolvidas no tráfico internacional de drogas e armas, evasão de divisas, falsificação de documentos públicos, tortura, entre outros crimes graves
As investigações e as ações resultantes da operação ocorreram simultaneamente nos estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraíba e São Paulo, além do Mato Grosso do Sul.
De acordo com informações da Polícia Federal, o grupo criminoso alvo das investigações enviava grandes quantidades de drogas para países da América Central. Estima-se que, ao longo de três anos de apuração, tenham sido transportadas pelo menos seis toneladas de cocaína.
Para ocultar e movimentar os recursos financeiros e os bens provenientes das atividades ilícitas, os criminosos contavam com a ajuda de doleiros que atuavam na fronteira do Brasil com países vizinhos. Além disso, criavam empresas de fachada, realizavam negócios dissimulados e utilizavam pessoas interpostas.
A megaoperação mobilizou um contingente de 273 policiais federais, que cumpriram 64 mandados de busca e apreensão, 25 mandados de prisão preventiva e 11 mandados de prisão temporária. Além disso, cerca de 90 imóveis foram identificados e estão sujeitos a sequestro, enquanto bens e valores relacionados a cerca de 80 pessoas e empresas envolvidas foram bloqueados.