O advogado sul-mato-grossense Ely Silveira está no aeroporto de Tel Aviv desde sábado (7) pela manhã, aguardando retorno ao Brasil
O advogado sul-mato-grossense Ely Silveira, está preso desde sábado (7) no aeroporto de Tel Aviv em Israel, o advogado relato momentos de tensão “Estou no aeroporto há 48 horas, sem saber como vai ser. A situação do país é bem crítica, mas aqui no aeroporto está tranquilo. O último alarme que teve foi ontem à noite, eu estava na área de embarque e mandaram todos entrarem dentro das lojas, que tem os lugares mais seguros para se afastar dos vidros, só que não aconteceu nada”.
Ely Silveira revelou que sua jornada começou quando estava prestes a retornar ao Brasil, mas seu voo foi abruptamente cancelado devido aos ataques terroristas promovidos pelo grupo Hamas na região.
O advogado optou por ficar no aeroporto por questões de segurança e por haver um abrigo anti-bomba no local, Ely relata que as pessoas estão tensas, mas calmas e que aguarda seu retorno ao Brasil.
Primeiro voo de repatriação decola com 211 brasileiros
Em uma tentativa de repatriar os brasileiros que se encontram em meio ao conflito entre os terroristas de Hamas e Israel, decolou de Tel Aviv o primeiro voo de repatriação. O voo está programado para aterrissar em Brasília no início da madrugada de quarta-feira (11).
Um total de 211 passageiros embarcaram nesta primeira operação. Cinco voos adicionais estão previstos até o próximo domingo, dia 15. O número de brasileiros que solicitaram repatriação na área afetada pelo conflito aumentou para 2,3 mil, em comparação com o total anterior de 1,7 mil.
O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) estima que cerca de 14 mil brasileiros residam em Israel, enquanto outros 6 mil vivam na Palestina. A operação de repatriação visa garantir a segurança e o retorno desses cidadãos ao Brasil em meio à crescente tensão na região.