Errata:
Em compromisso com os fatos, ética e liberdade de expressão, o Fato67 informa que publicou uma informação incorreta. A matéria havia sido divulgada com o nome do promotor Sérgio Harfouche como presidente estadual do Avante. Em posterior consulta ao sistema do TSE apuramos que o atual presidente do partido é o senhor Lucio Dani Soares com o cargo vigente desde o dia 01 de janeiro de 2024.
O grupo político liderado pelo deputado estadual Lídio Lopes e pela prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), definiu seu destino após a saída tumultuada do Partido Renovação Democrática (PRD), sigla originada após a fusão entre o antigo partido de Lídio, Patriota e o PTB. O presidente do Avante em MS, Lucio Soares, ofereceu espaço para a construção de uma chapa de vereadores, permitindo a transferência de membros do grupo político para a nova sigla.
A imagem de Harfouche vinculada ao Avante
Apesar de não estar mais filiado no Avante, o promotor Sérgio Harfouche tem sua imagem vinculada ao partido pelo publico devido as eleições disputadas nos últimos anos pela sigla e sua proximidade com figuras que integram a agremiação. Em 2020 o promotor disputou as eleições municipais ao lado do filho. Harfouche Filho teve 1.027 votos para vereador, ja seu pai teve a candidatura indeferida pelo TSE e em 2022 foi candidato a deputado federal e teve a candidatura indeferida novamente.
A busca do grupo de Lídio Lopes por uma nova casa
Lídio, anteriormente no Patriota, buscava uma chapa tranquila para incluir novos candidatos, mas, após a saída do PRD, anunciou sua procura por um partido que permitisse a construção de uma chapa de vereadores. Apesar da aliança confirmada com o Avante, o deputado negou sua filiação à legenda, mantendo também um convite do Partido Liberal (PL) em análise.
Adriane, atualmente no PP, enfrenta resistência de parte do grupo político, especialmente dos não detentores de mandato, em relação à mudança para o partido da prefeita devido à concorrência intensificada. O PP, que já conta com João Rocha e Victor Rocha, espera receber outros vereadores na janela partidária, incluindo Professor Riverton e Beto Avelar, ambos do PSD, com a possibilidade de filiação de Tiago Vargas, atualmente inelegível.
Os rumos dos membros do antigo partido de Adriane e Lídio, o Patriota, também são distintos. Sandro Benites deve filiar-se ao PL, enquanto Edu Miranda avalia a possibilidade de ingressar no MDB.