Na manhã desta quinta-feira, em Campo Grande, a Polícia Federal deflagrou mais uma fase da Operação Lesa Pátria
César Billerbeck, um dos alvos da operação, deixou a unidade de monitoramento eletrônico após colocar a tornozeleira, conforme ordenado pela justiça. Sua saída foi marcada por protestos, onde declarou: “Cambada de ladrão! Parabéns, Brasil!”.
Essa fase da operação, a 25ª, foi desencadeada em Mato Grosso do Sul, juntamente com ações nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Tocantins e no Distrito Federal.
No território sul-mato-grossense, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, além de um de monitoramento com tornozeleira eletrônica, como alternativa à prisão.
A instalação da tornozeleira ocorreu na unidade situada na Rua Marechal Rondon, em Campo Grande. No total, 34 mandados judiciais estão sendo cumpridos, incluindo 24 de busca e apreensão, três de prisão preventiva e sete de monitoramento eletrônico, todos emitidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
Além disso, foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados, estimando-se que os danos causados ao patrimônio público possam alcançar R$ 40 milhões.
Os crimes em investigação incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.